Proposta do Projeto Dourado é criar uma rede de multiplicadores
Criar uma rede de multiplicadores para preservar o meio ambiente é a proposta do Projeto Dourado, que desde a noite de ontem conta com mais uma turma de professores, em Sapiranga. Os 28 alunos receberam seus certificados em solenidade realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa, coordenada pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), prepara os professores de 15 municípios da região por meio de aulas práticas e teóricas, para monitorar a qualidade dos rios e arroios e repassar este conhecimento para seus alunos.
Com camisetas do projeto, os professores da rede municipal receberam os certificados e prometeram mobilizar seus alunos pela causa ambiental. O treinamento de todos ficou a cargo da professora Andréa Oberherr, que repassou noções sobre limnologia (ecossistema de água doce), características da bacia hidrográfica, índice biótico e outros temas, entre 3 de junho e 12 de julho, em 40 horas/aula. A turma colocou em prática seu conhecimento fazendo a avaliação do Arroio Sapiranga, em dois pontos da cidade: um com águas mais limpas, no bairro Centenário (próximo à zona rural), e outro mais poluído, perto da Rua 25 de Julho (próximo ao Centro).
“A receptividade dos professores foi muito grande e foi decidido que continuaremos nos reunindo para seguir monitorando a qualidade das águas do arroio”, conta Andréa, salientando que as informações serão repassadas mensalmente para o Comitesinos.
Treinamento
Andréa fez o curso com uma turma de mais 29 multiplicadores, de 15 municípios, treinados na Unisinos em maio. Cada um ficou com a missão de treinar outras 30 pessoas, alcançando o número de 900 monitores ambientais na região.
Além de Sapiranga, participam da iniciativa professores de Campo Bom, Canoas, Caraá, Estância Velha, Esteio, Igrejinha, Novo Hamburgo, Parobé, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul, São Francisco de Paula, São Leopoldo, Taquara e Três Coroas.
A proposta é coordenada pelo Comitesinos, em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e patrocinado pela Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), com apoio das prefeituras.
(Por Tânia Goulart, Jornal NH, 23/07/2008)