Guardiões ambientais estão promovendo ações sobre o Dia da Floresta Protegida
Alunos da 1ª série da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sapucaia participaram, na última terça-feira, da exibição de vídeos a respeito da preservação do meio ambiente. O presidente do Centro de Estudos Ambientais (CEA), Odi Silva, esteve relatando aos jovens muitas das conseqüências por conta da ação do homem sobre o ecossistema e como fazer sua parte para melhorar a situação. Os jovens integrantes da ação de terça-feira fazem parte dos 20 guardiões ambientais da Apae. Desde a última semana o grupo
tem promovido ações alusivas ao Dia da Floresta Protegida, em 17 de julho.
Conforme a professora da Apae e responsável pelos guardiões ambientais, Aline Bernardi Capriolli, a exibição dos documentários é um complemento a mais para as atividades de meio ambiente feitas com os jovens. No dia 17, os pequenos levaram para casa mais de cem mudas, doadas pela Gerdau. ‘‘Desde junho, eles vêm cuidando e molhando as mudas para que no dia 17 levassem para plantar em casa. E nós estaremos acompanhando o desenvolvimento delas’’, informou.
‘‘Queremos estimulá-los, para que sejam multiplicadores e já notamos diferenças no dia-adia deles’’, completou. O presidente do CEA, Odi Silva também destacou a importância do trabalho de conscientização ambiental com as crianças e reiterou que já é possível conferir respostas positivas dos pequenos. ‘‘É um trabalho que leva tempo, mas já vemos resultados. As pessoas precisam se dar conta do que estão fazendo e a nossa grande ferramenta é a educação’’, comentou.
Na tarde de ontem a garotada pôde conferir os vídeos O Rio dos Sinos Vive,
e Terra: Paraíso Ameaçado, que destaca os problemas do aquecimento global por conta da degradação da natureza. Os pequenos prestaram atenção à exibição e mostraram que, na questão de preservação, já estão com a lição pronta para passá-la adiante.
Igor Mateus Borges dos Santos, 9 anos, integrante dos guardiões ambientais, contou as diversas ações que promoveu junto ao grupo, como a distribuição de panfletos explicativos. ‘‘Gosto e acho muito importante’’, destacou. Jéssica Oliveira Conceição, 16 anos, lembrou as oficinas feitas em aula sobre a importância da reciclagem. A próxima atividade dos guardiões ambientais, marcada para agosto, deve ser o aproveitamento do óleo de cozinha, que a Apae deve receber de uma padaria, por meio da produção de sabão. Silva irá participar da atividade ensinando a colocar essência de plantas no produto.
(Jornal VS, 23/07/2008)