O livro “O movimento das águas”, que aborda a construção de uma política sustentável de proteção da água no Vale do Itajaí e fala da experiência do Projeto Piava, idealizado pelo Comitê do Itajaí, foi apresentado nesta terça-feira (22/07), na Assembléia Legislativa de Santa Catarina (AL-SC), durante a sessão ordinária. A solicitação foi feita pela deputada Ana Paula Lima (PT), que é membro representante do Legislativo no Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Itajaí.
Cada deputado recebeu um exemplar do livro pela presidente do Comitê do Itajaí, Maria Izabel Pinheiro Sandri, e pela coordenadora do Projeto Piava, Beate Frank. A obra resgata o envolvimento da comunidade regional com o rio Itajaí e traz um relato sobre os dois primeiros anos do Projeto Piava. “Este livro reúne informações, fotos e histórias sobre a cultura hídrica regional, apresentando os resultados do Projeto Piava”, disse Maria Izabel.
Segundo a presidente do comitê, o trabalho reflete o resultado da participação ativa de uma parcela da população do Vale do Itajaí. “Lutamos por uma política sustentável de proteção da água, permitindo, assim, que seja concebido e implantado o gerenciamento integrado e participativo da bacia hidrográfica”, completou.
Conforme a coordenadora, a obra é uma iniciativa do Comitê do Itajaí, que tem o apoio da FURB e integra o Programa Petrobras Ambiental. “É um trabalho conjunto de todas as pessoas que se envolveram nas ações do Projeto Piava, nos 52 municípios da bacia do Itajaí, e que foram carinhosamente apelidadas de “piavinhas”, falou Beate.
Projeto Piava
O Projeto Piava foi executado entre 2005 e 2007 e recebeu novo patrocínio da Petrobras para mais dois anos. O modelo exitoso da construção de uma política de proteção da água será estendido agora às bacias do Araranguá e do Urussanga.
A nova etapa começou dia 2 de junho e seguirá até maio de 2010. Entre os dias 21 de julho e 8 de agosto, a equipe do Projeto Piava visitará todos os 52 municípios da bacia do Itajaí, para apresentar as ações a serem desenvolvidas nos municípios a partir de agora.
(Por Graziela May Pereira, Ascom ALESC, 22/07/2008)