A Agência Nacional de Águas (ANA) realiza licitação, na modalidade “concorrência” do tipo técnica e preço, para contratação de consultoria especializada para elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande. Os trabalhos serão abertos às 10h, do dia 18 de agosto de 2008, na sede da Agência, em Brasília.
Os interessados em participar deverão apresentar três envelopes distintos: “Documentos de Habilitação”, “Proposta Técnica” e “Proposta de Preços”. Os envelopes devem ser entregues na sede da Agência (Setor Policial, Área 5, Quadra 3, Bloco M, Sala de Reuniões – Brasília/DF – CEP: 70.610-200), até às 10h do dia 18/08.
O edital prevê um prazo de onze meses para realização dos serviços, com custo total estimado em R$ 1.494.651,52. A documentação exigida e as demais informações sobre a concorrência estão disponíveis no site da ANA, em http://www.ana.gov.br/Concorrencia001.2008PlanodeRecHidverdeGrande.pdf.
Saiba maisO rio Verde Grande é afluente do rio São Francisco pela margem direita e possui uma área de drenagem de mais de 30.000 Km2. Atravessando Minas Gerais e Bahia, percorre 27 municípios mineiros e oito baianos, garantindo a Minas Gerais cerca de 90% de sua totalidade.
A parte baiana da bacia do rio Verde Grande conta com sérios problemas, entre os quais se destacam: lançamento de esgotamento sanitário no leito dos rios; proliferação de plantas aquáticas; assoreamento; erosão de estradas vicinais; falta de modernização nos perímetros de irrigação etc. Já a parte mineira da bacia enfrenta alguns desafios: conhecer as demandas totais para irrigação, áreas irrigadas e métodos empregados; construção de pequenas barragens; coleta e tratamento de esgotos das cidades ribeirinhas, entre outros.
O Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande será o documento oficial de base, que norteará as ações naquela bacia hidrográfica, através da proposição de programas, ações e intervenções.
(Por Carol Braz,
Ascom ANA, 22/07/2008)