A intenção de que a discussões realizadas no fórum de debates Porto Alegre, Uma Visão de Futuro tornem-se permanentes foi defendida nesta terça-feira (22/07) pela manhã, no último dia de painéis, por João Carlos Brum Torres, coordenador-geral do evento promovido pela Câmara Municipal no Teatro do Prédio 40 da PUCRS. "Quero que essa iniciativa da Câmara sirva de lição permanente, que tenha sido criada uma tradição, uma rotina de discussão aprofundada sobre a Capital", afirmou.
O coordenador informou que, inicialmente, o tema Vida Urbana, Cidadania e Insegurança - que norteia o painel da manhã - não faria parte do fórum, mas os organizadores do evento resolveram incluí-lo por sua relevância na atualidade. "O tema foi incluído frente à constatação de que a violência tem afetado a arquitetura e a qualidade dos espaços públicos de Porto Alegre", explicou.
Ao abrir os trabalhos, Brum Torres destacou que o painel desta manhã conta com a participação do presidente da Câmara, vereador Sebastião Melo (PMDB), do economista Júlio Brunet, do ex-deputado e jornalista Marcos Rolim e do jornalista e procurador Cláudio Brito. Também anunciou que, ao final das palestras, será lida e entregue a Carta Porto Alegre, Uma Visão de Futuro, que recomenda a criação do Instituto de Altos Estudos para o Futuro de Porto Alegre. O texto será entregue aos candidatos a prefeito da Capital.
O coordenador ainda convidou os participantes para o painel da tarde: Experiências Contemporâneas de Renovação Urbana, com início às 14 horas. Serão palestrantes o urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, que falará sobre as mudanças que implementou na capital paranaense; o geógrafo catalão Jordi Borja, que abordará as reformas na cidade espanhola de Barcelona; e o urbanista norte-americano Charles Duff, que fará um balanço de experiências nos EUA, principalmente em Baltimore.
(Por Claudete Barcellos, Ascom CMPA, 22/07/2008)