O Ministério Público de Portão, na região do Vale do Sinos, deve notificar nesta terça-feira a prefeitura do município para tratar da remediação da área supostamente contaminada por inseticidas enterrados em área residencial, no bairro São Jorge. 'É só pegar uma pá e cavar menos de um metro aqui no pátio que garrafas de venenos, com líquido e cheiro forte, brotam da terra', afirma a proprietária de uma das casas atingidas, Leonir Silva Souza, de 39 anos. Moradora há mais de 20 anos na rua São Pedro, ela descobriu que havia potes de venenos quando finalizava a construção do imóvel, em 2004. Meses depois, protocolou queixa na prefeitura, relatando o caso.
Em 2005, técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente coletaram amostras do material e encaminharam à Fepam. Um laudo emitido em janeiro de 2006, pela Bioensaios Análises e Consultoria Ambiental, atestou a presença dos pesticidas hexaclorobenzeno, pentaclorobenzeno, DDT e EPN. Os três primeiros pertencem ao grupo dos pesticidas organoclorados e o EPN, ao dos organofosforados. A Fepam realizou análise da água e nenhuma contaminação foi constatada. Mesmo assim a preocupação de aproximadamente 300 famílias que vivem no local é diária.
A Promotoria de Justiça de Portão, por meio do promotor Marcelo Tubino, solicitou à Fepam um diagnóstico do solo potencialmente contaminado e a remediação da área. Em março deste ano, a diretora-presidente da Fundação, Ana Maria Pellini, encaminhou um ofício ao MP alegando que a instituição não dispõe de infra-estrutura para a execução de tal atividade (análise do solo), a qual envolve desde equipamentos para a realização de amostragem no meio do solo até análises químicas. Em entrevista à Rádio Guaíba e à TV Record, o secretário do Meio Ambiente de Portão, Délcio da Silva, reconheceu que o bairro São Jorge é uma área de risco para a população. Amostras dos venenos foram recolhidas por integrantes do 2º Pelotão Ambiental da Brigada Militar e serão encaminhadas à Delegacia de Polícia do município.
(Por Luciano Nagel, Correio do Povo, 22/07/2008)