A disputa eleitoral em Sinop (MT) deve ter uma trégua nesta terça-feira (22/07), quando uma comitiva de autoridades, capitaneada pelo deputado estadual Dilceu Dal’Bosco (DEM), irá a Brasília (DF) para reivindicar a instalação de uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa no município. O prefeito em exercício Aparecido Pedroso Granja e os dois postulantes ao cargo, deputado estadual Juarez Costa (PMDB) e o empresário Paulo Fiúza (PV) farão parte do grupo.
Segundo Dilceu Dal’Bosco a comissão ‘apartidária’ pretende provar ao diretor-presidente do órgão, Sílvio Crestana, que Sinop reúne todas as condições para receber a unidade de pesquisa, já que o município ‘briga’ com Sorriso para sediar a Embrapa na região norte de Mato Grosso. “Sorriso já possui centros de pesquisas, como a Fundação Mato Grosso e a Monsanto. Além disso, Sinop dispõe de melhor estrutura física como rede hoteleira e universidades, para ajudar no desenvolvimento de pesquisas”, defende Dilceu.
Para o deputado Gilson de Oliveira (PP) a instalação de uma unidade da Embrapa em Sinop é uma necessidade, já que a cidade é porta de entrada da floresta amazônica. “Sorriso possuí o Bioma Cerrado, que já está consolidado. Enquanto Sinop faz parte da Amazônia Legal e diante de tantas crises ambientais, precisamos mudar os rumos de nossa economia, e para isso é indispensável estudos técnicos que nos oriente a produzir com sustentabilidade”, afirma Gilson.
De acordo com o deputado Juarez Costa a implantação de uma unidade de pesquisa irá estimular o cultivo de grãos e animais nos diversos assentamentos rurais existentes em Sinop.
Embrapa
Criada em 1976, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tem como missão viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do espaço rural, com foco no agronegócio, por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias, em benefício dos diversos segmentos da sociedade brasileira.
(Por Raphaella Padilha, AL-MT, 21/07/2008)