O veículo aí do título existe, mas, lamentavelmente, não se encontra no mercado – o que ajudaria extraordinariamente a reduzir emissões de gases causadores de efeito estufa. Esse carro dos sonhos foi apresentado pela equipe da Unicamp no ano passado, na Maratona Universitária da Eficiência, promovida pela Projeto de Comunicação.
O evento, agora realizado pelo quinto ano consecutivo, acontece dessa quinta-feira ao sábado, no kartódromo de Interlagos, em São Paulo. Já bate recorde em equipes inscritas. Serão 29 veículos participantes, sendo 15 protótipos a gasolina e 14 como motores elétricos, apresentados por escolas superiores de Engenharia e Design dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
A meta é superar as marcas obtidas no ano passado pela Unicamp e pela Universidade Federal de Santa Maria. Além de construírem seus veículos com materiais – digamos – alternativos, a exemplo de fibra de bananeira e bambu, esses campeões atingiram, respectivamente, consumos de 367 Km por litro de gasolina e 24 Km com bateria de 12V 6Ah.
A Maratona, que mudou de nome (veja no link), vai premiar as três universidades que alcançarem o menor consumo energético em cada categoria com veículos da Fiat e motores da Fiat Powertrain Technologies, para uso didático. Confira a matéria sobre o evento publicada por AmbienteBrasil em outubro passado -
EXCLUSIVO: Um carro que ande mil quilômetros por litro de gasolina é o desafio da Maratona de Eficiência Energética.
(Ecoluna, Ambiente Brasil, 21/07/2008)