A ministra de Pesquisa e Educação Superior francesa, Valérie Précresse, propôs aos países da UE e da Agência Espacial Européia (ESA) a criação de um centro de pesquisa sobre a mudança climática e de uma estação de monitoramento espacial para assuntos de segurança. Segundo a ministra da França, país que ocupa a Presidência rotativa da União Européia (UE), a Europa está em "um momento-chave" no desenvolvimento da política espacial.
A afirmação é similar a que Précresse havia feito antes da reunião que começou nesta segunda-feira (21) entre os ministros da UE responsáveis pelo espaço, para avançar no objetivo de uma política espacial européia.
Sobre esta reunião informal, que é preparatória para o Conselho da UE de ministros do espaço, que será realizada em setembro, em Bruxelas, a ministra francesa se mostrou convencida de que o encontro "oferecerá a possibilidade de levar uma política espacial audaz, autônoma e coerente". Sobre o centro de pesquisa sobre a mudança climática, a França propõe que sirva para fornecer dados e para a prestação de serviços aos cientistas para simulações digitais.
Além disso, a França propõe a criação, neste mesmo âmbito ambiental, de uma rede européia de referência para a mudança climática, para elaborar relatórios sobre o tema em nível regional e sub-regional. Na reunião, Précresse também apresentará aos ministros europeus a proposta de criação de uma estação espacial européia de monitoração, que garanta a segurança na Europa, tanto em assuntos de Defesa e segurança militar, como de proteção cidadã frente a possíveis ameaças derivadas do lixo espacial.
(Estadão Online, AmbienteBrasil, 22/07/2008)