Novo serviço será implantado em 60 dias
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e a Cooperativa de Trabalho, Produção e Comercialização dos Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre(Cootravipa) assinaram contrato nesta segunda-feira, para implantar um serviço de lavagem de monumentos e de fachadas de prédios públicos em 60 dias.
Segundo o diretor-geral do DMLU, Mário Moncks, a licitação para a limpeza de monumentos integra ações do órgão que vão além de somente varrer ruas e recolher lixo:
— Sentimos a necessidade de limpar e lavar os monumentos, principalmente no centro de Porto Alegre. Alguns estão pichados, outros só estão sujos. Primeiramente, vamos fazer a limpeza com água e sabão e utilizaremos produtos específicos de acordo com a necessidade — disse.
O DMLU solicita à Cootravipa que o novo serviço possa ser iniciado na segunda quinzena de agosto, em prazo menor que o previsto na licitação.
A Cootravipa terá uma equipe de quatro garis, um supervisor e um motorista para remover as pichações e retirar os cartazes colados irregularmente em monumentos e fachadas de prédios públicos municipais. O grupo vai usar um caminhão equipado com cesto aéreo e um compressor com jato de água quente.
O departamento vai receber da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (EPHAC) um levantamento de quantos e quais monumentos existem na cidade, qual a prioridade de atendimento neste momento inicial do novo serviço e também receber orientações de como limpar monumentos em que o jato d’água não é suficiente.
Segundo Moncks, a revitalização de viadutos, outro projeto recente do Departamento, já está em seu quinto trabalho, com a aplicação de tinta antipichação do Viaduto da Conceição, no Centro.
(Zero Hora, 21/07/2008)