Pesquisadores, autoridades políticas e turistas prestigiaram no sábado, em Imbituba, no Sul do Estado, a abertura oficial da temporada de observação da baleia-franca. O evento, promovido pelo Instituto Baleia Franca (IBF), foi simbólico, já que há mais de três semanas os mamíferos estão no litoral catarinense. Algumas horas antes, pelo menos cinco baleias que estavam nas imediações da praia de Ibiraquera deram um show para um grupo de turistas a bordo de um barco. Sem se importarem com os observadores, os mamíferos nadavam tranqüilamente e até passavam por debaixo da embarcação. Um pouco mais distante, algumas saltavam ou batiam com as nadadeiras na água. "Alguns machos batem na água para chamar a atenção das fêmeas", explica a bióloga Mônica Pontalti.
Entre observações registradas e relatos de pescadores e moradores, já foram contabilizadas cerca de 80 baleias entre Florianópolis e Araranguá, no Sul do Estado.
Nos últimos três dias os pesquisadores do IBF realizaram um passeio de barco nas praias de Garopaba e Imbituba e avistaram cerca de dez mamíferos, cinco deles acompanhados de filhotes.
"O turismo de observação de baleias cresce ano a ano e gera uma boa fonte de renda para a região de Imbituba", diz o vice-presidente do IBF, Henrique Litmann.
Na temporada passada, os grupos de pesquisa de baleias-francas da região registraram 114 mamíferos. Como a observação costuma durar até final de outubro, a bióloga Mônica Pontalti acredita que a atual temporada tenha um movimento melhor que o de 2007.
(A Notícia, 21/07/2008)