A cidade de Nova York firmou um acordo com vários fabricantes de automóveis para facilitar a renovação da frota de táxis. O objetivo é conseguir um consumo eficiente de combustível para 2012.
A meta é que todos os táxis que entrarem em serviço a partir de outubro gastem menos de um galão de combustível para cada 25 milhas, o que equivale a 9,41 litros por 100 quilômetros. Os carros também vão ganhar adaptações para que se tornem acessíveis para quem usa cadeira de rodas.
"Com o progressivo aumento do preço do combustível, também se espera que nos próximos meses aumente a demanda por veículos que cumpram ou excedam o nível de eficiência de 25 milhas por galão", afirma um comunicado.
Por isso, as autoridades selaram um acordo com Nissan, General Motors e Ford. As fábricas se comprometeram a reservar, por mês, um total de 300 veículos que cumpram esses requerimentos. As autoridades reconhecem que embora a renovação possa gerar um aumento do custo para os taxistas, asseguram que, com o tempo, será mais econômico, já que gastarão menos combustível.
(Efe, Folha Online, 20/07/2008)