A exposição foi sábado (10/07), às 9h. A comunidade poderá conferir o trabalho feito pelos 200 alunos
O CD que está arranhado, as caixas de leite vazias, o rolo que sobrou do papel higiênico e as latas de achocolatado teoricamente iriam parar no lixo. Mas não na casa de 200 alunos do Colégio Fátima. Desde o início do ano, crianças do berçário até a 3ª série recolhem a sucata liberada em casa e a transformam em arte e material pedagógico para brincadeiras. Os pequenos são estimulados a fazer releituras de obras de arte. Romero Britto é o artista mais copiado por usar muitas cores em suas obras, o que atrai e diverte a criançada.
Sábado, o resultado do trabalho poderá ser conferido na 2ª Mostra de Material Reciclado da Educação Infantil e 1ª das Séries Iniciais da escola. A exposição faz parte do Projeto Criando e Recriando com Sucata, que teve a colaboração dos pais.
Nas salas de aula retalhos de tecido, tinta guache e muita cola quente ajudam a dar forma àquilo que seria jogado fora. Bonecos, quadros e peixinhos vão ganhando vida a cada toque dos pequenos.
- O brinquedo e a arte são a essência da infância. Trabalhamos a parte pedagógica e a importância da reciclagem para o meio ambiente - conta a coordenadora de Educação Infantil, Nilza Maria Garcez.
(Por Priscila Abrantes, Diário de Santa Maria, 20/07/2008)