Apesar de não ter feito vítimas fatais, o fenômeno preocupa a população local
Um terremoto de 5,2 graus na escala Richter atingiu hoje a cidade litorânea de Guayaquil, no oeste do Equador, provocando a queda de duas casas e ferindo várias pessoas, informaram as autoridades.
Segundo o Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional, o tremor foi registrado às 0h41 (2h41 de Brasília) de hoje a 1,8 grau sul e 89,2 oeste, e a uma profundidade de 9 quilômetros.
O fenômeno derrubou duas casas velhas no bairro de El Guasmo, um dos mais pobres de Guayaquil, onde os habitantes constroem os imóveis com madeira e bambu.
María Rodríguez, uma senhora que morava em uma das casas, teve que ser assistida pelos serviços sanitários, pelo susto e os golpes causados pelo movimento telúrico, enquanto uma criança sofreu um ferimento leve no braço, informou o canal de televisão "Teleamazonas".
Embora não tenham sido reportadas vítimas mortais, o fato gerou preocupação no local.
Autoridades do Governo equatoriano e do Município de Guayaquil anunciaram que prestarão socorro às duas famílias afetadas, às quais ofereceram novas casas.
O sismo teve seu epicentro cerca de 310 quilômetros ao sudoeste de Quito, muito perto de Guayaquil, e foi sentido também na cidade litorânea da Bahía de Caráquez e na andina de Ambato, informou o Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional.
Além disso, o Instituto indicou que outro sismo, de 4,2 graus, foi registrado no mesmo dia na zona litorânea do Equador, mas no norte, cerca de 180 quilômetros ao noroeste de Quito, sem que, até o momento, tenham sido comunicados vítimas ou danos materiais.
O epicentro do segundo tremor ficou localizou cerca de 13 quilômetros ao noroeste da cidade de San Lorenzo, fronteiriça com a Colômbia, e ocorreu às 10h37 (12h37 em Brasília) a 1,35 graus de latitude norte, 78,93 graus de longitude oeste e cerca de 22 quilômetros de profundidade.
(Jornal NH, 18/07/2008)