Até quarta-feira deverá estar concluída a montagem da Unidade de Pressão Hidráulica (HPU), equipamento que transmitirá Gás Natural Veicular (GNV) para as bombas específicas a serem instaladas no Posto do Salso, localizado na avenida Cidade de Lisboa, no Fragata. Após serão feitos os testes, emitido laudo técnico e aguardada a licença de operação por parte da Fepam. O proprietário do primeiro posto GNV em Pelotas, Paulo Borges, estima que o serviço estará disponível ao consumidor no próximo mês.
O investimento feito entre o Posto do Salso, Neogás (fabricante da HPU), Sulgás (fornecedora do GNV) e a Distribuidora Charrua é de R$ 1 milhão. Segundo Borges, a licença de operação é o último trâmite na Fepam, que já liberou a licença provisória e a de instalação.
O GNV custa cerca de 50% a menos que a gasolina e é um combustível “limpo” por não apresentar impurezas e resíduos da sua combustão. Outro ponto considerado favorável para sua utilização é o fato de não ser corrosivo nem produzir depósitos de carbonos nas câmaras de combustão. Além disso, o GNV não contém aditivos.
Conversão
Pelotas tem oficina especializada para conversão de carros em Gás Natural Veicular (GNV), sendo a única autorizada pelo Inmetro na Zona Sul para a realização do serviço. Qualquer carro pode ser convertido e o dono tem de passar por processo junto ao Detran para mudança de característica do carro e emissão de documentos de biocombustível, e órgão credenciado ao Inmetro, para liberação do Certificado de Segurança Veicular (CSV).
Até a comercialização de GNV, a maior procura na Motorgás é por informações. Segundo a proprietária da empresa, Kátia Ferreira, há muitos motoristas interessados na conversão, mas esperam pelo funcionamento do posto para abastecimento.
(Por Tânia Cabistany, Diário Popular, 18/07/2008)