A reunião de cúpula dos países mais industrializados do planeta (Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Japão e Rússia) com a participação dos cinco países de economia emergente (Brasil, China, África do Sul, Índia e México), não chegou a nenhum resultado definitivo sobre a prevenção aos efeitos das mudanças climáticas. Os países desenvolvidos, apesar de conscientes sobre a responsabilidade nas emissões de gases poluentes deixaram para 2050 qualquer mudança mais radical, mesmo com a afirmação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, de que a humanidade tem apenas sete anos para estabilizar as emissões de gases que causam o efeito estufa.
Um projeto de lei aprovado pela União Européia obrigará as companhias aéreas a limitar suas emissões de dióxido de carbono (CO2) a partir de 2012. Elas ainda terão que pagar uma parte da poluição que causarem ao meio ambiente. No Brasil, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou nesta semana que os carros de passeio do brasileiro deverão sair da fábrica com um selo ambiental para que o consumidor final saiba o quão poluente aquele veículo é.
Mas não são apenas os governos e grandes empresas que podem fazer algo pelo bem do meio ambiente. Para os cidadãos comuns, os já conhecidos conselhos de separar o lixo que pode ser reciclado, economizar energia elétrica, reaproveitar a água da roupa para lavar calçadas, e fechar a torneira quando estiver escovando os dentes são atitudes mínimas que o planeta exige.
Alunos do estado de São Paulo que tiverem idéias de como melhorar o meio ambiente podem participar do 1º UNINOVE Consciência e Atitude, evento promovido pela Universidade Nove de Julho, com a parceria da Itaucard e a empresa Goóc, que fabrica sapatos a partir de pneus reciclados.
O UNINOVE Consciência e Atitude pretende ser uma feira anual, para apresentação de projetos, palestras e workshops sobre sustentabilidade.
“O evento tem por objetivo, fomentar propostas que promovam a melhoria da sociedade do futuro, em questões relacionadas ao meio ambiente, diversidade, educação, problemas urbanos, qualidade de vida, entre outros temas que afligem o mundo moderno e que precisam de idéias inovadoras para o mundo ser mais equilibrado”, explica a AmbienteBrasil Patrícia Abud Monteiro, diretora de Marketing da Universidade.
As inscrições, que vão até o dia 4 de agosto, podem ser feitas via internet por alunos do ensino médio de escolas públicas ou particulares do Estado de São Paulo, estudantes dos cursos técnicos profissionalizantes e da Graduação da UNINOVE.
Os temas são Peças/artesanato de material reciclado; sugestões para melhorias de centros urbanos; reaproveitamento de recursos naturais; e energia alternativa.
Patrícia explica que as propostas serão avaliadas de acordo com a criatividade, inovação, conhecimento científico do problema, a maneira como os dados foram levantados, a forma como a pesquisa foi conduzida, a metodologia de trabalho empregado, a profundidade da pesquisa realizada e a clareza de apresentação. O vencedor receberá uma bolsa de estudos pra cursar o ensino superior na instituição.
A feira acontecerá no dia 13 de setembro com palestras sobre sustentabilidade, biocombustíveis e reciclagem, entre outros. Também haverá atendimento comunitário gratuito nas áreas de saúde, beleza, bem-estar, entretenimento e jurídica, além da visitação dos stands dos projetos inscritos.
(
Ambiente Brasil, 18/0/2008)