De um total de 61 veículos avaliados, 21 foram reprovados Os técnicos do Setor de Operações, Programas e Regulamentação de Veículos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB, órgão vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, estão com um estande da Operação Inverno 2008 montado na 29a. Feira do Carreteiro, na Basílica da cidade de Aparecida, avaliando a emissão de fumaça preta de caminhões. Desde quarta-feira (16/07) e até a tarde de quinta (17/07), 61 veículos a diesel passaram pelo stande da CETESB, sendo que 21 foram reprovados, isto é, registraram emissões acima dos padrões legais, na avaliação feita com opacímetro (aparelho que mede a opacidade da fumaça).Este trabalho, que é de conscientização ambiental, não multando os condutores dos veículos, está contando com o apoio do CONPET, programa nacional de racionalização do uso de combustível financiado pela Petrobras.
O opacímetro, futuramente, deverá ser utilizado na fiscalização de fumaça preta emitida pelos veículos diesel (caminhões, ônibus e caminhonetes). Em Aparecida, além do diagnóstico do motor, os motoristas dos caminhões recebem dos técnicos orientação de como reduzir a fumaça e evitar a multa, e ainda ganham brindes.
Os técnicos da agência ambiental permanecem no município até esta sexta-feira. Até o final de agosto, a CETESB desenvolverá várias ações de inspeção orientativa e fiscalização na Região Metropolitana de São Paulo e no Interior do Estado, para combater a emissão de fumaça preta. Ainda para este mês, está previsto um megacomando de fiscalização, em várias rodovias de acesso a São Paulo.
(Por Renato Alonso e Pedro Calado
, Ascom Cetesb, 17/07/2008)