Avaliação Global de Recursos Florestais, FRA, será preparada em parceria com países, e fortalecerá capacidade de monitoramento à distância. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, anunciou que divulgará em 2010, a próxima fase de um inventário global sobre o estado das florestas em todo o mundo. O objetivo da iniciativa é reunir informações e recursos tecnológicos para combater o ritmo de desmatamento, a perda de carbono estocada pelas florestas além do papel das matas contra o aquecimento global.
Expansão
A Avaliação Global de Recursos Florestais, FRA, está sendo preparada, em parceria com os países-membros da FAO, e deve reunir dados sobre a mudança e expansão das florestas nos últimos 30 anos. Numa reunião, na sede das Nações Unidas, antes do anúncio da FAO, o deputado federal do Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque, disse à Rádio ONU que uma das ações contra o desmatamento na Amazônia é a criação de um fundo de contribuição internacional.
"A nossa idéia é receber doações na mesma proporção que tivermos capacidade de reduzir o desmatamento. Para cada índice de redução do desmatamento, recebermos contribuições internacionais para que possamos ter uma estrutura de fiscalização e controle. Precisamos proteger a Amazônia que é um patrimônio nacional, mas também de interesse do mundo todo", disse.
Perda de 13 milhões de Hectares
De acordo com o diretor-geral assistente da FAO, Jan Heino, todos os anos o mundo perde 13 milhões de hectares em florestas. Segundo ele, uma das propostas do inventário global é levar tecnologia de monitoramento à distância para reunir dados sobre o ritmo da devastação.
(Por Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU, Envolverde, 17/07/2008)