Um seminário promovido pela Assembléia Legislativa vai discutir as propostas de mudanças na extensão das faixas de fronteira do Brasil. A principal polêmica será em torno da situação no Rio Grande do Sul, onde a empresa Stora Enso adquiriu terras para seu projeto florestal no Estado.
O evento ocorre às 9h de segunda-feira (21/07) no Plenarinho da Assembléia. (Praça Marechal Deodoro nº 101, sala 307, Porto Alegre/RS) e contará com a presença de deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, vereadores, entidades ambientalistas e movimentos sociais.
Conforme o Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente (Mogdma), o evento tem por objetivo debater e aprofundar com a sociedade as proposições que tramitam na Câmara dos Deputados e Senado Federal, que tratam da "redução da faixa de fronteira".
Na ocasião, serão discutidos os impactos sociais e ambientais nas regiões onde estão sendo implementados projetos agro-industriais, através de projetos de silvicultura. O Seminário ainda objetiva debater e apresentar propostas de um plano de desenvolvimento sustentável para a metade sul do Estado do Rio Grande do Sul.
(Texto recebido por e-mail- adaptado pela Redação Ambiente JA, 18/07/2008)