A ONG Terra de Araucária de Boqueirão do Leão tem suas ações voltadas à preservação do meio ambiente. O presidente Guido Lopes da Rosa destaca que a entidade foi criada com a finalidade de proteger a flora e a fauna. "Nesses dois anos de existência procuramos nos manter fiéis aos nossos princípios", afirma. Salienta que muitos já foram os benefícios conseguidos em favor da natureza. O vice Clécio Bozzetto, o "Gordo", concorda com o presidente. "Muitas pessoas mudaram seu modo de pensar e agir devido ao nosso trabalho e isso reverte em benefício da natureza."
A ONG desenvolve um trabalho de conscientização ambiental com os alunos das escolas da cidade. "Queremos levar nossa mensagem de luta em defesa do meio ambiente para todos os educandários do município", destaca Guido. Frisa ainda que a intenção é conscientizar as crianças e os jovens, que mais facilmente aceitam a proposta, se transformando em adultos responsáveis.
Segundo o presidente, ao longo dos dois anos de existência da ONG já foram plantadas centenas de mudas de árvores. Mas o resultado que ele considera mais positivo foi a redução no desmatamento. "As pessoas pensam duas vezes antes de cortar uma árvore, o que é um bom sinal e prova que nosso trabalho surte o efeito desejado", afirma.
A atual diretoria trabalha para unir forças com outras entidades e órgãos públicos. A ONG pretende desenvolver um projeto de preservação em parceria com a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. "Queremos sentar juntos e definir metas de ação", frisa Bozzetto.
Diretoria
A diretoria, eleita no dia 30 de maio, está assim formada: presidente Guido Lopes da Rosa, vice Clécio Bozzetto, tesoureiro Paulinho Mantovani, vice Volmir Cervi, secretária Delci Bozzetto e vice Valquiria Giacomini Pinheiro de Moraes.
Equipamento de informática
A diretoria da ONG gestiona com outras entidades e empresas a conquista de equipamentos de informática, como um computador e um data show. "São duas ferramentas muito importantes para desenvolver nosso trabalho, porque vai possibilitar guardar dados e também podem ser usados na apresentação de palestras nas escolas, eventos e em outras entidades", destaca o presidente Guido Lopes da Rosa.
(O Informativo do Vale, 17/07/2008)