O 5º Fórum Nacional de Educação começou na noite de ontem na Sociedade de Leituras, em Venâncio Aires, com a inscrição de pouco mais de 900 professores e aspirantes a educadores para a programação que se estende até o meio-dia de sábado. As atividades se destinam à reciclagem dos docentes, troca de experiências e discussão do papel de cada segmento na formação de um cidadão, com temáticas relacionadas à gestão democrática, avaliação, formação docente e desafios da educação.
O encontro promovido pela Secretaria Municipal de Educação apresenta entre as atrações mais aguardadas a participação da doutora em Educação Luiza Cortesão, de Portugal. A educadora da Universidade do Porto, em Portugal, e do Instituto Paulo Freire ministra a conferência Planejamento da formação docente em contextos multiculturais na sexta-feira, às 14 horas.
As atividades hoje começam às 7h30 com o credenciamento e às 8 horas haverá apresentação artístico-cultural. A primeira conferência começa às 8h30 com o tema Planejamento Dialógico na perspectiva da Educação Integral, apresentado pelo professor e doutor Paulo Roberto Padilha. Às 14 horas haverá a palestra Avaliação institucional e da aprendizagem na perspectiva da Educação Cidadã, com o professor e mestre Genuíno Bordignon, e às 19h30 haverá a exposição do tema Educação: da fragmentação à inteireza do ser, com o professor e doutor Jorge Trevisol.
Amanhã, além da educadora portuguesa Luiza Cortesão, pela manhã, a partir das 8h30 tem a conferência Razões Oprimidas, com o professor e doutor José Eustáquio Romão. E às 19h30, o professor e doutor José Eustáquio Romão apresenta o tema Avaliação na Escola Cidadã. Sábadp, às 8h30 tem a palestra Convocados, uma vez mais. Ruptura, continuidade e desafios do PDE, com o professor e doutor Moacir Gadotti. As atividades se encerram às 11h45 com a entrega de certificados. O evento tem apoio da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e de empresas e de entidades de Venâncio Aires.
(Gazeta do Sul, 17/07/2008)