As 112 aves silvestres que foram apreendidas na localidade de Passo do Souza, às margens da BR 392, no município de São Sepé, estão passando por avaliação no Criadouro São Braz, na cidade de Santa Maria. O proprietário do local onde estavam as aves realizava o comércio ilegal de animais, de acordo com o major César Tadeu, comandante do 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, com sede em Santa Maria.
Entre os animais apreendidos, estão seis coleiros-do-brejo – espécie que consta na Lista Internacional de Animais Ameaçados de Extinção –, seis cardeais, azulões, pintassilgos, frades, saíras sete cores e papa-figo. No momento em que foi feita a apreensão dos pássaros, também foram encontradas diversas armadilhas (arapucas), gaiolas, amansador e um equipamento apropriado para transporte dos animais.
O chefe do Escritório do Ibama em Santa Maria, Tarso Isaia, informou que o proprietário do cativeiro deverá responder por crime ambiental e receberá uma multa no valor de R$ 500,00 por ave apreendida, podendo chegar a até R$ 3.000,00 por espécie em extinção. O local vinha sendo monitorado por fiscais do instituto desde o mês de junho.
No Criadouro São Braz, onde estão as aves, existem hoje 426 animais de 129 espécies. Conforme o administrador, Santo de Jesus Braz, a maioria dos animais apreendidos em São Sepé provavelmente voltará para o hábitat normal. O motivo é que não terão condições de se adaptar no criadouro, em virtude de sua natureza selvagem.
(Correio do Povo, 17/07/2008)