O consórcio aeronáutico europeu Airbus assinou na quarta-feira (16) um princípio de acordo para apoiar uma campanha educativa das Nações Unidas destinada a promover a proteção da biodiversidade. O acordo, assinado na Farnborough International Airshow, feira aeronáutica britânica, prevê o apoio da Airbus à campanha "A Onda Verde", lançada pela Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), organismo do Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma).
A iniciativa, anunciada há alguns meses pelo CDB, pretende estimular escolas de todo o mundo a conscientizarem seus alunos da importância da conservação da biodiversidade na Terra para a vida do homem e seu futuro. Em entrevista coletiva em Farnborough, o presidente e executivo-chefe da Airbus, Tom Enders, afirmou que o grupo europeu contribuirá com "alguns milhões" de dólares à campanha, que incentivará os estudantes a plantar árvores e terminará com o Ano Internacional da Diversidade Biológica em 2010.
Após admitir que a indústria da aviação gera 2% das emissões de CO2 causadoras da mudança climática, Enders disse que o consórcio europeu está disposto a facilitar recursos para combater esse problema. "O desmatamento é responsável por 20% do efeito estufa que provoca o aquecimento global, por isso 'A Onda Verde' é para nós um grande projeto", disse o presidente da Airbus. O secretário-executivo do CDB, Ahmed Djoghlaf, mostrou sua satisfação com o "compromisso" da Airbus com a campanha, que pretende ser "uma chamada de atenção para a sociedade" sobre o fato de que "a biodiversidade é uma vítima da mudança climática".
(Yahoo!, AmbienteBrasil, 17/07/2008)