O deputado Nelson Härter (PMDB), presidente da comissão de Economia e Desenvolvimento, realizou audiência pública para discutir o valor presumido do óleo diesel no Rio Grande do Sul. Segundo Härter, o valor do diesel influencia diretamente a economia do Estado. "As altas nos preços do combustível dificultam a economia tanto dos centros urbanos quanto no campo, com reflexos acentuados sobre agricultura tendo um impacto negativo muito forte sobre a agricultura familiar", salientou o peemedebista.
A reunião contou com a participação de representantes da Refap, Sulpetro, Fecomércio, Caixa RS e de transportadoras. Segundo Härter, a avaliação feita pelos representantes dessas entidades é a de que além dos prejuízos à população e aos pequenos agricultores, o Estado vem perdendo em receita. Isto porque, as grandes transportadoras têm abastecido seus veículos nos estados vizinhos, em função dos preços mais baixos.
Na reunião ficou definida uma audiência com o secretário da Fazenda, Aod Cunha. "Nós lamentamos a ausência de representantes da pasta. Vamos encaminhar agora à presidência da Casa para que faça uma oficina de convergência, e se estabeleça um prazo para se obter os resultados o mais rápido possível e, se for necessário, vamos ampliar esta discussão com mais entidades", disse o parlamentar. Nas próximas reuniões, deverão participar representantes de outras entidades como Fetag, Fecoagro, Ocergs, Farsul, Sindaf, Afisvec, além de representação dos distribuidores de combustíveis de dos caminhoneiros.
(Por Celso Bender, Agência de Notícias AL-RS, 16/07/2008)