A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) promoveu na noite de terça-feira (15/07) Consulta Pública relativa ao Relatório de Impacto Ambiental (RIA) de um hotel e hipermercado a serem implantados na Rua Jaime Vignoli, 750, bairro Anchieta. O empreendimento, de responsabilidade do Grupo SLC, está estimado em cerca de R$ 50 milhões e inclui um prédio destinado a um hipermercado, com área de 20 mil metros quadrados, altura de 15 metros e 765 vagas de estacionamento, além de outro prédio destinado a um hotel, em área de 12 mil metros quadrados, com 52 metros de altura, 300 apartamentos e 60 vagas de estacionamento.
O coordenador do Licenciamento Ambiental da Smam, Paulo Fialho, abriu a reunião, explicando as etapas de tramitação do processo. A bióloga Liseane Cortez representou o secretário do Meio Ambiente, Miguel Wedy, e conduziu os trabalhos. O RIA foi elaborado pela CTA Consultoria Técnica Ambiental Ltda e trouxe informações relativas à fauna, flora, arqueologia, drenagem, tráfego, além de aspectos sociais. A estimativa é de que o empreendimento gere entre 800 e mil novos postos de trabalho, quando em funcionamento, e cerca de 500 durante a fase de construção.
O empreendimento será instalado em área já bastante urbanizada e modificada, onde não há mais fauna e inexiste sítio arqueológico. O principal fator a ser mitigado será em relação ao trânsito. Representando a Associação de Amigos do Bairro Anchieta, Mathias Rodrigues falou em nome da comunidade. "Nosso bairro é basicamente industrial, mas ainda há residenciais em todo entorno. Por isso, um investimento como esse é tão importante. Estamos carentes desse tipo de comércio. Será muito importante", destacou.
Como não houve manifestações da comunidade contrárias a instalação, a Smam retornará o documento ao empreendedor após análise por todos as secretarias envolvidas no processo de licenciamento ambiental, com sugestões de medidas compensatórias para emissão da Licença Prévia.
(Prefeitura de Porto Alegre, 16/07/2008)