Além de passeio no Martim Pescador, mudas foram plantadas no Cerquinha
Alunos de duas escolas estaduais de São Leopoldo participaram na última terça-feira da primeira atividade do Projeto Ingá de 2008. Além da navegação junto ao Barco Martim Pescador pelo Rio dos Sinos, a garotada plantou mudas em dois pontos do Arroio Cerquinha, no encontro deste com rio. Ao total, cem mudas foram plantadas. De manhã, quem participou da atividade foram os estudantes da Escola Estadual Cristo Rei. Já à tarde foi a vez da Escola Firmino Acauan. Este ano, além da recuperação ambiental, o projeto traz uma novidade. A garotada vai poder monitorar e receber informações sobre as mudas plantadas.
Conforme o coordenador do Projeto Ingá e biólogo do Instituto Martim Pescador, Ingo Hübel, os jovens plantaram mudas de cinco espécies diferentes nativas do Rio dos Sinos. Cada muda plantada ganhou uma ficha de avaliação e, dessa forma, os alunos poderão acompanhar como estão as espécies no futuro. ‘‘Outras turmas farão o monitoramento por meio do projeto e informarão às turmas que plantaram. Dessa forma, a idéia é, além do monitoramento do plantio, promover um intercâmbio entre as escolas’’, informou Hübel. Junto dele, esteve orientando os alunos o monitor Hoeslen Mauzer.
O Projeto Ingá já tem turma agendadas até o mês de agosto. Nesta quarta, participa da navegação e plantio de mudas durante o período da manhã a Escola Estadual Amadeo Rossi. De tarde, é a vez da Escola Estadual Ildefonso Pinto, de Campo Bom. Esta última, contudo, não fará o plantio, já que na mesma tarde o barco do instituto será utilizado para navegação do Comitesinos.
A garotada da Escola Firmino Acauan curtiu o passeio e se divertiu com a plantação das mudas. ‘‘Gostei muito. É uma forma de conscientizar sobre o meio ambiente’’, comentou Lucas Jonas Melo de Freitas, 14 anos, da 5.ª série da Firmino. William Farias, 16, também da 5.ª série, aprovou a atividade. ‘‘Foi bem interessante. Aprendemos a cuidar mais da natureza e das águas’’, disse. Amanda Luana Rodrigues da Cruz, 14, 5.ª série, se mostrou bastante empolgada. ‘‘Acho bastante importante. Aprendi coisas que não sabia sobre as plantas.’’ Jonas Gonçalves Ribas, 13, disse que já havia plantado mudas e que a partir da atividade de terça iria plantar ainda mais. ‘‘Foi um aprendizado.’’
(Jornal VS, 16/07/2008)