As comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Agricultura e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizam hoje (16), às 10h, audiência pública para discutir a agenda ambiental do governo e as políticas do ministério do Meio Ambiente para a região amazônica. O ministro Carlos Minc participa do encontro, no plenário 2 do anexo 2.
Antes, às 9h, no mesmo local, a SOS Mata Atlântica lança a Plataforma Ambiental 2008 aos governos locais, candidatos a prefeitos e vereadores municipais, com o objetivo de fornecer instrumentos para o cidadão nas eleições municipais de outubro. O objetivo é bucar o compromisso dos governos com uma agenda socioambiental.
O documento propõe a adoção, em cada município, de uma agenda institucional que possibilite a implementação de sistemas de gestão do meio ambiente, ao mesmo tempo em que convoca o Legislativo dos municípios para a discussão de instrumentos legais referentes a políticas para o setor.
O lançamento da Plataforma Ambiental está previsto para ocorrer até setembro em cidades de estados que integram o bioma Mata Atlântica, como Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Presidente Prudente, São Paulo, Londrina, Curitiba e Belo Horizonte.
(
Agência Brasil, 15/07/2008)