O projeto, que tem como base a árvore japonesa conhecida como Super Paulownia, foi apresentado ao deputado estadual pelo Mato Grosso Mauro Savi nesta terça-feira (15/07).
Uma comitiva de empresários japoneses, acompanhados do prefeito de São José do Rio Claro, Massao Watanabe, visitou o gabinete do deputado Mauro Savi (PR) nesta terça-feira (15/07). O objetivo foi apresentar o projeto de reflorestamento que está sendo desenvolvido no município mato-grossense. O projeto tem como base a árvore japonesa conhecida como Super Paulownia, uma variante genética da espécie Kiri.
A Super Paulownia apresenta um rápido crescimento possibilitando o corte e a comercialização a partir do terceiro ou quarto ano.
Outro fator que favorece a espécie é que ela pode ser explorada de várias maneiras. Além da madeira, cuja comercialização será direcionada para o comércio japonês, outras possibilidades de geração de renda são a apicultura agregada e a produção de licor, entre outras.
O investimento inicial previsto em São José do Rio Claro é de R$ 700 milhões para o plantio de 100 mil árvores numa área de 300 hectares. Porém, a perspectiva é que em cinco anos a área de cultivo seja ampliada para 10 mil hectares.
De acordo com o diretor da Stylex Enterprise, Youshikazu Hatayama, o projeto engloba também, além dos japoneses, investidores australianos e americanos, que buscam a comercialização de créditos de carbono. O projeto já está sendo desenvolvido na Austrália e na Califórnia.
Para Hatayama, o fato de Mato Grosso apresentar problemas na área ambiental foi um dos motivos para que o projeto fosse desenvolvido na região. "Escolheu aqui porque hoje o maior problema de meio ambiente é em Mato Grosso", disse o diretor por meio do intérprete Kisato Takoi, que é especialista em reflorestamento.
Segundo Takoi, há 30 anos a Super Paulownia foi inserida no Brasil por meio de um projeto experimental. Porém, na época houve problemas na sua comercialização, o que fez com que o projeto fosse suspenso.
O prefeito Watanabe destacou que o projeto de reflorestamento vai contemplar de imediato os pequenos produtores através do crédito de carbono. "Além disso tem a comercialização da madeira e dos subprodutos que são o mel e o licor", considerou.
Ao comentar o projeto, o deputado Mauro Savi, que é líder do Governo na Assembléia Legislativa, parabenizou o prefeito Massao Watanabe pela iniciativa e disse que está à disposição para fazer a interlocução com o Governo do Estado no que for necessário para a implantação do projeto. "Essa planta vai dar um bom resultado na questão do passivo ambiental em função do rápido crescimento", avaliou ao comparar com o plantio da Teca, uma das plantas cultivadas em Mato Grosso que é considerada de rápido crescimento e propícia para o reflorestamento.
Esta é a segunda visita que a comitiva de empresários faz à região de São José do Rio Claro. A primeira visita foi em 04 de maio deste ano. Na ocasião, uma muda da Super Paulownia foi plantada de maneira simbólica em São José do Rio Claro.
(Por Márcia Raquel, AL-MT, 15/07/2008)