O deputado Heitor Schuch (PSB) se reúne nesta quarta-feira (16/07), às 10h, com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, em Brasília, para discutir o zoneamento para o plantio de cana-de-açúcar destinada à produção de etanol. O parlamentar vai apresentar os estudos realizados por Embrapa, Fepagro e Emater indicando a viabilidade da cultura no Rio Grande do Sul. A preocupação de Schuch é impedir que o Estado fique fora do zoneamento que deve ser anunciado pelo presidente Lula até o final de julho e norteará as políticas públicas de financiamento para os produtores de cana no país.
A marcação da audiência com Stephanes teve o apoio do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira (PMDB), e do deputado Beto Albuquerque (PSB). “A máxima de que não dá cana no RS por causa do clima é ultrapassada e não tem comprovação científica nenhuma”, contesta Schuch, que no ano passado foi relator da Subcomissão de Cana-de-açúcar, Álcool e Etanol.
Experimentos realizados pela Fepagro com 23 variedades, em 33.localidades do RS, registraram produtividade entre 80 t/há e 150 t/há. A Embrapa Clima temperado, de Pelotas, também possui testes com mais de 240 variedades adaptadas ao clima e solo gaúchos.
(Por Lisiana dos Santos, Agência de Notícias AL-RS, 15/07/2008)