O diretor do Departamento de Licenciamento e Avaliação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Volney Zanardi Júnior, se reuniu ontem (15/07) em Porto Alegre com o Superintendente do Ibama/RS, Fernando da Costa Marques e com representantes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental -Fepam para discutir a elaboração de um diagnóstico com recomendações para a gestão do Porto de Rio Grande.
Segundo Volney o encontro tem por objetivo iniciar as discussões para elaboração de um plano de trabalho a partir da constituição de um de um grupo integrado por técnicos do Ministério, IBAMA e Fepam, que definirá a gestão ambiental do Porto de Rio Grande.
A pauta inclui também a apresentação do projeto de Avaliação Ambiental Integrada dos Aproveitamentos Hidrelétricos da Bacia do Rio Uruguai. O projeto prevê o desenvolvimento de um estudo para o aprimoramento da metodologia de avaliação de fragilidades ambientais, em apoio à gestão ambiental integrada e a tomada de decisão no processo de licenciamento ambiental de empreendimentos hidrelétricos nas regiões do Médio e Alto Uruguai, no trecho nacional da Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai.
Segundo Volney Zanardi Júnior, que deverá apresentar o estudo também para o órgão ambiental de Santa Catarina, o objetivo do Ministério do Meio Ambiente é incorporar às discussões técnicas a questão ambiental, mas não isoladamente, colocando em prática a transversalidade, ou seja, que diferentes setores dos órgãos envolvidos se apóiem também na questão ambiental para a tomada de decisões. ?Queremos fazer gestão, mas de forma que todos os agentes sejam ouvidos, favorecendo o diálogo e evitando que o meio ambiente seja sempre acusado de impedir o desenvolvimento?, argumenta.
(Por Maria Helena Firmbach Annes, texto recebido por e-mail, 15/07/2008)