Alunos da Escola Ramires da Silveira participaram do Projeto Nascente
Alunos da Escola Estadual Antonina Ramires da Silveira participaram do plantio de mudas nativas às margens do córrego dos Ramires na manhã de ontem. Os pequenos se divertiram durante a atividade e, além de plantar cerca de dez mudas no espaço, todos os 80 alunos receberam espécies frutíferas para levar para casa.
A atividade corresponde à terceira etapa do Projeto Nascentes, uma iniciativa da empresa Multti Serviços, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Sapucaia do Sul e Centro de Estudos Ambientais (CEA). Essa edição, contudo, foi especial, já que a escola participante está comemorando 46 anos. O Projeto Nascentes é desenvolvido junto às escolas com a proposta de proteger as fontes naturais e recuperar a mata ciliar de arroios e córregos de Sapucaia.
Para o diretor da Multti Serviços, João Martins Neto, é essencial que a educação ambiental seja divulgada entre os estudantes. ‘‘As crianças são as maiores disseminadoras, pois repassam as informações para as famílias. São elas que estão construindo o futuro’’, ressaltou. O coordenador do CEA, Odi Silva, reitera a posição. ‘‘A criança cobra dos pais quando algo não está de acordo. Temos elas como parceiras.’’
A diretora da escola, Ereny Hendz da Rocha, comentou que o assunto meio ambiente está sempre presente na escola. ‘‘É um tema que deve ser constante, mas um evento como este acaba salientando ainda mais a importância.’’ A escolha do local para a terceira edição do Projeto Nascentes partiu de uma sugestão da secretária municipal de Meio Ambiente, Míriam Colombo. Depois do plantio, o grupo se uniu para comemorar o aniversário da escola, que completou 46 anos no dia 11 de julho.
Os alunos da Escola Antonina Ramires da Silveira aprovaram a atividade. Muitos, inclusive, contaram que já costumam mexer com a terra e plantar mudas nativas em casa. Cláudio Pasine, 11 anos, da 5.ª série, conta que está acostumado a fazer o plantio na chácara onde mora. No entanto, a ação de segunda-feira, foi diferente. ‘‘Hoje (segunda) é um dia muito especial. Essas plantas melhoram o meio ambiente’’, disse.
(Jornal VS, 15/07/2008)