O número de ligações à rede de esgoto no Laranjal ainda é muito baixo. De um total de 1,2 mil residência previstas, apenas 70 foram ligadas à rede. Equipe da autarquia prossegue com a notificação aos moradores da praia em ruas contempladas com o sistema de esgoto no ano passado. O diretor-presidente Ubiratan Anselmo faz um apelo à população: procurem o Sanep e realizem as adequações para que o trabalho possa ser efetuado. A iniciativa poderá ter reflexos diretos na balneabilidade da praia já no veraneio de 2009.
Um dos problemas que a equipe enfrenta, diz Anselmo, são residências fechadas. Para isso solicita aos responsáveis pelos imóveis que entrem em contato com o Sanep. Para que seja feita a ligação do esgoto são necessárias obras como a eliminação do poço negro e a instalação da rede da casa até a calçada, onde será feita a conexão com o ramal da rua. Para as residências com até 150 metros quadrados a ligação não tem custo. Já para aquelas com área superior a este número a taxa varia de acordo com o total construído.
Loteamento Ceval
O Sanep deve iniciar esta semana a ligação de esgoto no Loteamento Ceval, zona sul da cidade. Segundo Anselmo, as ligações serão realizadas sem custo aos moradores das 92 casas populares, que já estão com a tubulação de espera. A ação faz parte do Programa de Saneamento Ambiental Urbano.
(Diário Popular, 15/07/2008)