O Município de Imbé recebeu nesta semana 2.100 mudas de árvores nativas da região que irão auxiliar no processo de reconstrução da mata ciliar. As mudas serão plantadas em diversos pontos na região do Rio Tramandaí. O trabalho será feito em várias etapas. Em uma segunda oportunidade, Imbé receberá mais 400 mudas, completando a primeira etapa deste projeto, que se realiza através de um convênio da Prefeitura com a empresa Parceria Verde, com apoio do Viveiro de Mudas Chassot, da cidade de Maquine.
Conforme o biólogo do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Planejamento Pedro Terra Leite, as árvores nativas possuem grande facilidade de se adaptarem ao solo arenoso. Entre as espécies de árvores que serão plantadas estão: aroeira, araçá, cocão, ingá, capororocão e palmito.
A parceria surgiu no mês passado, quando um grupo de empresários portugueses, acompanhados de representantes dos viveiros, estiveram na cidade. A iniciativa é chamada “seqüestro de carbono”, onde empresas poluidoras compensam a poluição emitida com ações ambientais em diferentes pontos do planeta.
O convênio não traz ônus ao Município, que fica responsável pela manutenção e a destinação de espaços para plantar as mudas. Onde não é área pública, os proprietários ficam encarregados de cuidar das árvores, caso tenham interesse. As mudas serão plantadas com espaçamento padrão. Funcionários da Prefeitura foram capacitados para manusearem as plantas.
(Litoral Norte RS, 15/07/2008)