A presidente do Parlamento Amazônico, deputada boliviana Ana Lucia Reis, destacou a necessidade da integração e colaboração dos países amazônicos para garantir a sustentabilidade econômica, social e cultural dos povos da região. A deputada participou nesta segunda-feira (14/07) no Congresso Nacional da reunião do Conselho Diretor do Parlamento Amazônico (Parlamaz), que tem por objetivo principal discutir e aprovar o Plano Estratégico do Parlamaz.
Ana Lucia Reis saudou especialmente o Suriname, novo participante do Parlamaz, que foi representado na reunião pelo presidente do Congresso daquele país, deputado Paul Somohardjo. O deputado disse que fará reunião com parlamentares do Suriname para apresentar as conclusões do encontro.
Criado em 1988 no Peru, o Parlamaz passou por uma fase de desmobilização devido a problemas políticos dos países da região e retomou seus trabalhos a partir de 2001, na Bolívia. Segundo Ana Lucia Reis, a reorganização do grupo foi retomada efetivamente para elaboração do seu plano estratégico.
Para o senador João Pedro (PT-AM), que participou da reunião, o plano estratégico será guiado pelo princípio da soberania de cada país pertencente à região amazônica. A integração desses países e da região será feita, segundo o senador, dentro dos princípios da soberania e da solidariedade. O desenvolvimento sustentável, a diversidade étnica, cultural e lingüística também são temas que devem ser discutidos sob o prisma da soberania, na opinião do representante brasileiro.
Desmatamento
A presidente do Parlamaz disse que os países amazônicos devem incrementar esse trabalho para impedir o desmatamento da floresta amazônica. Na opinião da representante boliviana, a região de selva não é apropriada para a criação de gado e plantação de soja, atividades que foram intensificadas em algumas áreas da Amazônia devido aos interesses econômicos desses setores.
O evento prossegue nesta terça-feira (15/07), no auditório do Interlegis, no Senado.
(Agência Câmara, com informações da Agência Senado, 14/07/2008)