Martim Pescador refez o caminho dos imigrantes, da capital a São Leopoldo
Cerca de 20 pessoas participaram da navegação do Instituto Martim Pescador que recriou a chegada dos primeiros imigrantes alemães, em 1824, no Vale do Sinos, ontem. O grupo, a bordo do Barco Martim Pescador, partiu de manhã do Cais do Porto, em Porto Alegre, tendo como destino o atracadouro em São Leopoldo, na Rua da Praia. Durante as cerca de seis horas de passeio, batizado de Caminho dos Imigrantes, os participantes conferiram palestras sobre questões históricas e ambientais, além de presenciar o contraste entre as margens já devastadas e as que ainda não tiveram a ação do homem.
Um dos monitores do barco e estudante de Biologia da Unisinos, Hoeslen Mauzer, destacou que, além da parte econômica e histórica, a preocupação foi ressaltar a importância ecológica do passeio. ‘‘O público pôde ver ao longo do trajeto animais como o caracará, gaviões e tartarugas, difíceis de se encontrar. A cada nova navegação sempre é possível ver coisas diferentes’’, comentou.
O grupo conferiu ações que fazem toda a diferença para a qualidade das águas como entradas de esgoto, resíduos industriais jogados ao rio e a extração de areia, contrastando com a parte da mata ciliar ainda não devastada.
Quem participou da navegação não apenas aproveitou o passeio como teve uma grande mostra do que a ação humana acarreta não apenas nas águas, mas em todo o contexto do rio. ‘‘Vimos toda a beleza que o Rio dos Sinos possui. É uma pena a poluição, tanto das águas quanto do visual. Os plásticos jogados, por exemplo’’, comentou Ivana de Brida da Silveira, 31 anos, de Novo Hamburgo. ‘‘Acredito que a iniciativa do instituto auxilie na conscientização’’, completou.
Carla Joseane da Rocha Silva, 36, também de Novo Hamburgo, fez questão de levar o filho Gustavo, 8, para conferir a rota dos imigrantes alemães junto ao Martim. ‘‘Aprendi que não podemos poluir. Vimos várias áreas com sujeira, sacolas e garrafas e como isso prejudica o rio. É importante preservar’’, disse Gustavo.
(Jornal VS, 14/07/2008)