Operação da primeira turbina da obra, prevista para agosto de 2010, pode ser antecipada em dois meses
O início de operação da primeira turbina de 214 megawatts da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, previsto para 2010, poderá ser antecipado em dois meses. O gerente de obras da Construtora Camargo e Corrêa, Reinaldo Lino, diz que está sendo realizado um estudo para verificar a possibilidade desta antecipação.
A Camargo Corrêa foi contratada pela concessionária da Hidrelétrica, a Foz do Chapecó Energia, para executar a obra, que está com 41% do total executada. Um dos motivos da aceleração, segundo Lino, é suprir o aumento do consumo de energia justamente num período em que não há previsão de grandes acréscimos no fornecimento.
Para agilizar os trabalhos, a Camargo Corrêa utiliza seis guindastes de grande porte, que auxiliam na colocação das estruturas na Casa de Força, situada em Alpestre-RS, e no vertedouro, localizado em Águas de Chapecó-SC. A barragem será construída no rio Uruguai, entre os dois municípios.
Uma ponte de serviço com 410 metros de extensão foi construída exclusivamente para atender a obra. A ponte será inundada com o fechamento do reservatório, previsto para maio de 2010.
Trabalhos seguem em todas frentes
Lino disse que o empreendimento está atingindo seu pico, com 3.750 funcionários. Este número poderá chegar próximo dos quatro mil, de acordo com o gerente da obra contratado pela Foz do Chapecó, Alceu Reusing. Ele é catarinense mas construiu hidrelétricas até em Angola, em tempos de Guerra Civil.
Reusing disse que atualmente os trabalhos estão sendo realizados em todas as frentes, com destaque para o vertedouro e a Casa de Força. Mas continuam ainda os trabalhos de escavações, britagem e montagem de estruturas pré-moldadas.
(Por Darci Debona, Diário Catarinense, 14/07/2008)