Cerca de mil empresas entre as mais poluidoras da Austrália terão que comprar licenças para poluir, segundo informações divulgadas pela ministra da Mudança Climática e Água, Penny Wong. “O Governo vai limitar a poluição através de licenças, que terão um preço, esperamos que funcione como um incentivo à redução da poluição”, disse Penny.
O líder da oposição, Brendan Nelson, concordou em apoiar a iniciativa mas destacou a importância de pressionar os países mais poluidores do mundo para seguirem o exemplo australiano.
Já o líder do partido “Os Verdes”, Bob Brown, considera equivocada a abordagem de Nelson e o acusa de ser um “líder receoso”. "Devíamos ser líderes na região Ásia-Pacífico”, comentou Brown, sustentando que o país perdeu a oportunidade com o governo conservador de John Howard e precisa recuperar a liderança com o primeiro-ministro trabalhista, Kevin Rudd.
O governo australiano irá apresentar na quarta-feira (16) um "livro verde" sobre o comércio de emissões. Segundo relatório do Banco Mundial, o país é o nono no ranking mundial entre os que que mais contribuem para as emissões de dióxido de carbono.
(Por Tatiana Feldens, AmbienteJá, 14/07/2008)