Atividade do Projeto Ipê foi realizada em um banhado localizado na Rua 1
Cerca de 60 mudas de árvores nativas foram plantadas em uma área de preservação ambiental no bairro Santa Marta, em São Leopoldo, na manhã da última quinta-feira. As pequenas mãos que trabalharam durante toda a manhã foram de alunos da Escola Municipal Santa Marta. O plantio ocorreu dentro do Projeto Ipê Amarelo, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) que, em parceria com as escolas, tem o objetivo de plantar 10 mil mudas de árvores em diferentes áreas do Município até o dia 21 de setembro, Dia da Árvore.
A atividade corresponde à segunda etapa de plantio em um banhado localizado na Rua 1. O local é caracterizado como uma unidade de conservação pela Semmam. ‘‘A área é definida como um banhado de preservação permanente. Por isso a necessidade de sucessão vegetal com as mudas’’, explica a bióloga Maria Francisca Dutra. Na primeira etapa, que ocorreu no dia 3 de julho, 15 mudas de árvores nativas foram plantadas no local dentro de outro programa da secretaria, o de Arborização Urbana. Nove espécies de árvores estavam entre as 60 mudas plantadas na quinta. Entre elas araçá, pitanga, ipê-amarelo e guabir.
As amigas Bruna de Mello e Cassiane de Mattos, ambas de 11 anos, alunas da 3.ª série da Escola Santa Marta, aprovaram a iniciativa e não se importaram de sujar as mãos de terra por uma causa importante. ‘‘Vira brincadeira. É divertido se sujar. Plantar árvores é muito importante para a preservação do nosso meio ambiente’’, disse Bruna. ‘‘As árvores ajudam a manter o ambiente limpo e também o ar mais puro’’, completou Cassiane.
Bruna e Cassiane integram a equipe de dez alunos da escola que participaram da atividade do Projeto Ipê Amarelo, ontem. Segundo a professora da Santa Marta Laudete de Brito, os pequenos ambientalistas fazem parte ainda de projetos como Horta Mãe da Terra, em parceria com a Unisinos, União Protetora do Ambiente Natural (Upan) e também em trabalhos que visam o cuidado com as nascentes. No próximo dia 19, mais mudas de árvores serão plantadas na mesma área, só que desta vez no lado oposto ao de quinta-feira. A ação contará com alunos das escolas municipais Santa Marta e Tancredo Neves.
(Jornal VS, 13/07/2008)