Após cerca de sete meses de inscrições, 204 iniciativas foram inscritas no Prêmio ANA 2008, cujo tema é “Conservação e Uso Racional da Água”. Este número ainda pode variar, já que a greve dos Correios atrasou a remessa das inscrições realizadas principalmente na última semana. O Prêmio ANA visa a reconhecer projetos e iniciativas que visem à gestão, à conservação e ao uso eficiente da água, além do combate ao desperdício e à poluição de recursos hídricos.
Seis categorias participam da disputa: governo, empresas, organismos de bacia, imprensa, organizações não-governamentais (ONGs) e academia. Em cada categoria, a Comissão Julgadora definirá três finalistas, entre os quais sairá um vencedor, que receberá o Troféu Prêmio ANA. A cerimônia de premiação ocorrerá em Brasília, em dezembro, num local a ser definido. Os critérios para a seleção das melhores iniciativas são: efetividade; impactos social, cultural e ambiental; potencial de difusão; originalidade; adesão e participação social.
Até o momento, as categorias que mais se destacam em número de inscrições são as de empresas, com cerca de 60 inscrições, e a de imprensa, com aproximadamente 50 trabalhos jornalísticos de veículos dos mais diferentes tipos e portes.
Acompanhe as novidades do Prêmio ANA pelo sítio da Agência Nacional de Águas ou pelo hotsite da premiação. Mais informações também podem ser obtidas por meio do telefone (61) 2109-5412 ou do e-mail premioana@ana.gov.br.
(Por Raylton Alves,
Ascom ANA, 10/07/2008)