As garrafas pet que depois de utilizadas eram jogadas no lixo, agora têm outro destino nas mãos dos alunos do 3° ano da Escola Municipal João Tiago do Patrocínio. Eles guardam as garrafas para montarem pufes e poltronas.
Desde o início do ano letivo a escola trabalha a questão ambiental e tem como projeto principal a preservação da natureza. Dentro desse objetivo, a professora Dariele Ilha se dedica a repassar aos alunos as aulas de ecologia que aprendeu durante sua passagem pela universidade. Ela conta que as garrafas pet são trazidas de casa pelos próprios estudantes.
Com nove garrafas para cada aluno, a professora ensina como construir um pufe. “Basta fazer três filas com garrafas e passar fita adesiva”, garante. A técnica que começou a ser desenvolvida ontem é a mais simples, porque ainda é possível forrar os pufes com plástico bolha no lugar do assento e revestir a estrutura com qualquer tipo de tecido.
Assim que dominarem a primeira parte do aprendizado, a professora Dariele pretende ensinar a confeccionar cadeiras e até poltronas. “Tudo é muito simples. Basta ter criatividade para que as garrafas não se transformem em lixo”, comenta a professora que utilizará os pufes e cadeiras feitos de material reciclável nas aulas de leitura.
Para a professora, abordar temas que despertam a consciência dos jovens alunos para a utilização de produtos que não causem danos ao meio-ambiente, é sua principal meta. Segundo ela, a experiência da utilização de materiais recicláveis reeduca os estudantes sobre a necessidade do respeito com o meio-ambiente e desperta para a consciência ecológica.
(Jornal Minuano, 14/07/2008)