O projeto Nas Ondas do Ambiente: Rádio@Escola.com vai ser implantado em todo o país. O anúncio foi feito neste sábado pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e pela secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, durante a cerimônia de encerramento da primeira fase do projeto, realizada no auditório Gilberto Freire, no Palácio Capanema.
O ministro destacou que vai apresentar ao presidente Luis Inácio Lula da Silva um projeto para que as rádios comunitárias de todo o país captem recursos do setor privado para divulgação de programas sociais e ambientais.
Em quatro meses, 360 pessoas foram credenciadas para produções radiofônicas ambientais no Rio. As 12 equipes trabalham em 20 emissoras instaladas em escolas e produzem material em outras dezenas de rádios comunitárias.
Um dos objetivos do projeto foi atingir a comunidade escolar e a de seu entorno para questões socioambientais das áreas em que estão inseridas, com o auxílio das rádios comunitárias. Cada uma das 12 equipes formadas reúne 10 comunicadores comunitários, 16 estudantes e quatro professores de quatro escolas da rede estadual de ensino médio.
Para consolidar o “Nas Ondas do Ambiente”, o Estado promoverá encontros periódicos com os grupos que já receberam a capacitação. O objetivo é formar núcleos em cada comunidade escolar e de rádios comunitárias e formar uma rede de comunicadores. Para o programa, financiado com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam), foram destinados nesta primeira fase – iniciada em 15 de agosto de 2007 – R$ 80 mil.
A segunda etapa capacitará 422 cidadãos, dos quais 224 estudantes e 112 professores de 56 escolas públicas da Baixada Fluminense e das regiões Litorânea e Serrana do Estado. A previsão é de que a segunda fase do programa seja lançada no primeiro trimestre do ano que vem e beneficie 30 lideranças e 56 comunicadores.
Participaram do evento, além do ministro Carlos Minc e das secretárias Marilene Ramos e Teresa Porto, o representante do Ministério da Educação no Rio, Cícero Mauro Fialho Rodrigues, e o secretário-executivo da ONG Viva Rio, Rubem César Fernandes.
(
JB Online, 14/07/2008)