Por seis décadas, Victor Darcy Galvani, 83 anos, aguardou a instalação de uma praça na Germano Petersen Jr., rua em que vive, no bairro Auxiliadora
Agora, enquanto comemora 60 anos fixado ao local, está em fase final a urbanização da Praça Joaquim Rache Vitello, naquela via, promessa antiga da prefeitura da Capital.
Aposentado, Galvani lutou, nos anos 1950, para que a rua fosse pavimentada. Embora acredite que as obras do Conduto Álvaro Chaves-Goethe tenham desnivelado a rua, devido ao trânsito constante de caminhões, comemora a conquista da área de lazer pela comunidade, uma das contrapartidas do projeto.
A Praça Joaquim Rache Vitello é um dos oito pontos na região a receber investimentos da prefeitura, conforme anunciado antes da inauguração do conduto forçado. Em fase de finalização, a área deve ter a urbanização concluída até amanhã, conforme a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
De responsabilidade do Departamento de Esgotos Pluviais, as melhorias são uma compensação do impacto ambiental das canalizações subterrâneas, obra que tumultuou a região durante quase três anos. Dos oito projetos a serem executados, hoje, apenas um está pronto: o Morro Ricaldone teve a calçada pela Rua Marquês do Pombal refeita.
Completando a listagem, na Praça Dante Santoro, no Floresta, os trabalhos devem começar em 1º de agosto, e no Parque Moinhos de Vento, foram iniciados no início deste mês e devem durar 45 dias.
(Zero Hora, 14/07/2008)