A implantação da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, no rio Uruguai, entre Águas de Chapecó (SC) e Alpestre (RS), resulta em indenização de mais de 400 moradores da região do reservatório da usina hidrelétrica Foz do Chapecó. Eles ganharão casa própria, terra para produzir, capacitação profissional, oportunidades de emprego, investimentos em saúde e saneamento básico. Outras 200 famílias devem ser indenizadas até o final do ano que vem.
Entre as ações que são efetivadas pelo consórcio responsável pela construção do complexo, estão as indenizações para o remanejamento das famílias atingidas na área do canteiro de obras e do lago. A empresa, dependendo da situação da família, indeniza em dinheiro e oferece a opção de mudança para reassentamento rural coletivo.
Para esclarecer as dúvidas das famílias, a Foz do Chapecó criou Centros de Atendimento da População Atingida. De janeiro a junho deste ano, os Centros registraram cerca de 890 atendimentos. Os principais temas tratados foram as negociações das propriedades atingidas, as indenizações e a situação das comunidades rurais. O consórcio desenvolve ações em parceria com os municípios para o incremento da infra-estrutura local. A mão-de-obra local tem prioridade nas contratações.
(Correio do Povo, 14/07/2008)