Uma iniciativa de 540 crianças do bairro São Jorge tem transformado lixo em fonte de recursos e de reflexão sobre a questão ambiental em Novo Hamburgo. O projeto Terra Viva, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Monteiro Lobato, mobiliza os alunos uma vez por semana na arrecadação de garrafas plásticas, latas e papelão. O material é armazenado e vendido no fim do mês para empresas de reciclagem no município.
A coleta ocorre todas as quintas-feiras e rende por mês, só em garrafas PET, 1,2 mil unidades. O valor obtido com a venda é reinvestido na escola. Já garantiu a compra de brinquedos novos e materiais esportivos. Idealizadora do projeto, a professora de Ciências Karin Diefenbach ressalta que a importância de recolher lixo não é a arrecadação de recursos, mas a conscientização ambiental dos estudantes. 'Aqui na escola, trabalhamos muito com as temáticas do meio ambiente. Além da reciclagem, o projeto Terra Viva explora outras ações ecológicas, como a preservação da água e o reaproveitamento dos alimentos', diz.
Uma dessas atividades é a coleta de óleo de cozinha, para produzir sabão ecológico. Assim como ocorre com o material reciclado, os alunos recolhem o produto em casa e entre os vizinhos. Eles aprenderam o processo de fabricação e podem levar para casa o resultado do trabalho.
A mobilização na Monteiro Lobato é resultado do projeto Monitores Ecológicos, da Secretaria de Educação e Desporto, realizado nas 76 escolas do município. A mostra Planeta Sustentável elaborada pelos alunos do Monteiro Lobato pode ser visitada no Centro Administrativo até o fim de julho.
(Por Silvia Trovo, Correio do Povo, 14/07/2008)