O senador João Pedro (PT-AM) destacou, em discurso da tribuna na sexta-feira (11/07), a reunião do Conselho Diretor do Parlamento Amazônico (Parlamaz), que será realizada em Brasília, na sede do Interlegis, entre os dias 14 e 16. O encontro, informou o senador, terá a participação de parlamentares da Bolívia, do Brasil, da Colômbia, do Equador, do Peru, do Suriname e da Venezuela.
Criado em 1989, o Parlamaz tem por objetivo promover a cooperação e o desenvolvimento sustentável da região amazônica. A articulação dos parlamentos dos países que integram o fórum, afirmou o senador, é essencial para o fortalecimento das relações políticas, sociais e econômicas da região e para o desenvolvimento das populações que ali vivem.
- Espero que essa seja uma reunião de retomada do Parlamento Amazônico, no sentido de reafirmar compromissos com a democracia, com a solidariedade, compromissos com a soberania dos países que compõem a Amazônia, compromissos com a integração entre os povos que vivem na região - ressaltou o senador.
O encontro do Parlamaz em Brasília será coordenado pela deputada boliviana Ana Lucia Reis, que preside o fórum, e pela deputada venezuelana Zulay Zambrano, secretária-executiva desse parlamento.
Ao conclamar senadores e deputados brasileiros a prestigiarem o evento, João Pedro explicou que o Congresso Nacional brasileiro ainda não formalizou sua participação no Parlamento Amazônico.
- Precisamos formalizar a representação do Congresso Nacional brasileiro neste fórum, tão importante para a região, para o Brasil e para os países amazônicos - frisou o senador, ao informar que o encontro da próxima semana visa à discussão e à aprovação de um planejamento estratégico para o fórum.
(Por Iara Guimarães Altafin, Agência Senado, 10/07/2008)