O vereador Ralfe Cardoso (PSOL) retirou na quinta-feira (10/07) projeto de lei que cria o Programa de Conservação e Uso Racional da Água nas Edificações – Purae. A proposta instituía medidas de conservação, uso racional e utilização de fontes alternativas para captação de água nas novas edificações.
Conforme a justificativa do projeto, a utilização da água de chuvas ou servidas, captadas na cobertura das edificações, deve ser devidamente armazenada de modo que se encontre em condições para uso em atividades como rega de jardins e hortas, lavagem de roupas, lavagem de veículos e vidros, calçadas e pisos.
Porém, ao comparecerem à tribuna popular, Marcos Linck, presidente da Associação de Arquitetos e Engenheiros Civis de Novo Hamburgo – Asaec, e Eduardo Frapiccini, presidente do Sinduscon NH, levantaram questionamentos sobre a redação final do projeto, como o uso de corantes na água reutilizada pelas edificações e a responsabilidade do poder público em elaborar alternativas e divulgá-las aos profissionais.
A partir das considerações, Ralfe decidiu retirar o projeto e esperar proposta semelhante que está em trâmite no Executivo.
(Ascom Câmara Municipal de Novo Hamburgo, 11/07/2008)