Foi assinado na sexta-feira (11/07) o Protocolo de Intenções entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e a prefeitura de Palmeira das Missões. O documento oficializa a instalação da 28ª Agência Florestal do Departamento Estadual de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), no município. Para o deputado Gilberto Capoani (PMDB) este é um passo muito importante para a região. “A vinda de uma Agencia Florestal do Defap para a cidade de Palmeiras das Missões vem atender aos interesses de toda a região. São cerca de 600 mil moradores, de 77 municípios, que têm como principais atividades econômicas a produção de cereais, oleaginosas, suinocultura, avicultura e pecuária de corte e de leite.” E complementa “os esforços feitos por mim e pelo secretário do Meio Ambiente do Estado, Otaviano Moraes, valeram a pena.”
O ato da assinatura foi realizado no gabinete do prefeito Celso Augustinho Valduga. Estiveram presentes o secretário de Agricultura municipal, Marx Fortes, o vereador Miguel Curry (Dedel), o presidente da Cooperativa de Energia e Desenvolvimento Rural do Médio Uruguai Ltda. (Creluz), Elemar Battisti, o secretário de Indústria e Comércio municipal, Lázaro Martins Vargas e o secretário substituto de Meio Ambiente do Estado, Francisco Simões Pires, representando o secretário do Meio Ambiente do Estado, Otaviano Moraes.
As Agências Florestais da Sema, vinculadas ao Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), são unidades descentralizadas que atuam por regiões na fiscalização e controle das atividades florestais.
Defap
O Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) é o órgão da Sema responsável pela política florestal do RS, através de ações de normatização, planejamento, coordenação e fiscalização.
No setor de áreas protegidas, o Defap é responsável pela coordenação do Sistema de Unidades de Conservação, ou seja, parques e reservas, considerados fundamentais para a preservação da biodiversidade e proteção de ecossistemas.
Na gestão de recursos florestais, o Departamento promove ações de licenciamento de manejo de vegetação; de cadastramento de produtores, consumidores e comerciantes de produtos florestais. O Defap possui fundamental importância na manutenção do meio ambiente e atua como fiscal de desmatamentos, queimadas e demais crimes ambientais.
(Por Paulo Bicca Filho, Agência de Notícias AL-RS, 11/07/2008)