A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) anunciou um investimento de 730 milhões de euros na iniciativa "Horizonte 2020", que prevê a despoluição do Mar Mediterrâneo, um dos seis projetos aprovados hoje na Cúpula da União pelo Mediterrâneo (UPM), em Paris. O programa de descontaminação será implantado ao lado de políticas nacionais "coerentes", que permitam garantir o sucesso da iniciativa, disse a agência em comunicado.
A despoluição do Mediterrâneo é o principal projeto entre os aprovados hoje. A preocupação com o meio ambiente também foi um dos destaques da declaração emitida pela cúpula. O "Horizonte 2020" prevê medidas como o tratamento de água e visa melhorar a qualidade de vida e trabalho dos povos que dependem do Mediterrâneo.
A AFD fará um trabalho conjunto com instituições européias, como Banco Europeu de Investimentos (BEI). Desde o lançamento da iniciativa em 2006, a agência já destinou 230 milhões de euros para o financiamento de projetos de descontaminação no Marrocos, Tunísia e Egito.
(EFE, Ultimo Segundo, 13/07/2008)