O papa Bento 16 afirmou neste domingo (13/07) em sua viagem a Sydney que tratará da questão do meio ambiente durante a Jornada Mundial da Juventude, motivo de sua visita à Austrália. Bento 16 disse que "não entrará em questões técnicas, porque isso deve ser feito por políticos e especialistas", mas afirmou que tentará "despertar as consciências" sobre o meio ambiente.
O pontífice afirmou que quer dar "os impulsos essenciais" para que as pessoas tenham uma consciência capaz de "responder ao grande desafio de redistribuir a terra e de encontrar uma ética para criar novos estilos de vida que gerem soluções positivas".
Bento 16 disse ainda que a Jornada Mundial da Juventude "não é um acontecimento de massas, mas a festa da fé que abre fronteiras e cria novos vínculos e uniões entre as pessoas". A chegada do papa à base aérea de Richmond, 50 km ao noroeste de Sydney, está prevista para as 15h (4h no horário de Brasília).
Bento 16, que tem 82 anos, descansará por quatro noites em uma residência da Opus Dei na localidade de Kenthurst, nas cercanias de Sydney. Seu primeiro compromisso oficial acontecerá na quinta-feira, quando será recebido pelas autoridades australianas e se juntará à Jornada Mundial da Juventude.
(Efe, Folha Online, 13/07/2008)