A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) lançou o projeto ÓleoFuturo – Uma Gota de Consciência, com o objetivo de preservar o meio ambiente. A iniciativa pretende recolher o óleo utilizado na culinária e impedir a poluição de terrenos e águas.
Para reparar os danos causados pelo produto despejado em ralos e quintais, são necessários procedimentos químicos caros e, em alguns casos, prejudiciais à saúde. O projeto ÓleoFuturo é resultado de uma parceria entre clubes de serviço, entidades representativas, administração municipal e poder Judiciário. 'Sabemos que água e óleo não se misturam. Vida e poluição também não', afirma Celi Dillenburg, que coordena a Organização Não-Governamental (ONG) Parceiros Voluntários.
Na reunião-almoço em que foi apresentado o projeto, a coordenadora mostrou sabões e detergentes experimentais fabricados com o óleo reciclado. O presidente da Caciva, Silvano Hansel, ressaltou a importância de iniciar ações de preservação ambiental. 'É uma campanha que temos que começar a tratar com muito carinho porque dela depende o nosso futuro', justificou. Os pontos de coleta do óleo estarão nos supermercados Lehma Bomfim, Lenz, Imec, Krofam, Rede Vivo, Frey, no Sesc e no Senai.
(CP, 12/07/2008)